Com destaque, três mulheres de Rondonópolis miram a Câmara Federal

2022-05-14 17:19:03 By : Ms. Trista Lou

Enquanto Neuma é declarada militante lulista, Kalynka e Marchiane são bolsonaristas e defensoras das pautas da direita. 

Maior cidade do interior de Mato Grosso, Rondonópolis deve ter três mulheres concorrendo com destaque nas eleições 2022, em busca da Câmara Federal. Tanto a atual vereadora, Kalynka Meirelles (REPUBLICANOS), a primeira-dama, Neuma de Morais (PSB) e a empresária, Marchiane Fritzen (UB), vão às urnas, contudo, em busca dos votos da cidade, mas também da região sudeste, até para fazer frente ao volumoso eleitorado da chamada “baixada cuiabana”.

No caso das três, não se admite o discurso prévio de disputar apenas por disputar, ou seja, agregando votos à legenda do partido para preencher a cota feminina e já com foco em pleitos futuros. As três sonham com a vitória e já começam a se projetar, inclusive se posicionando na polarização direita x esquerda que deve nortear as principais discussões do pleito. Enquanto Neuma é declarada militante lulista, Kalynka e Marchiane são bolsonaristas e defensoras das pautas da direita.

Atualmente, apenas uma mulher, a deputada federal, Rosa Neide (PT), compõe a bancada que representa Mato Grosso no Congresso Nacional. Ainda assim, Rosa foi apenas a penúltima mais votada dentre o grupo de oito mato-grossenses que faz parte no parlamento. Somente o ex-prefeito de Sinop, Juarez Costa (MDB), fez menos votos que a petista, em 2018, para alcançar a vitória. Outra mulher, todavia, Gisela Simona, que concorreu pelo PROS, fez mais votos que o emedebista.

Aos 38 anos, Kalynka é vereadora de primeiro mandato. Jornalista e corretora, ela fez carreira na cidade como repórter de televisão e posteriormente se destacou no mercado imobiliário, tornando-se empresária no setor. Ainda em 2016, na sua primeira investida nas urnas, conquistou relevantes 688 votos e chamou atenção da classe política. Em 2018, concorreu a deputada estadual e subiu sua votação para mais de 2.500 votos. Em 2020, na terceira tentativa, veio a primeira vitória eletiva, ao conquistar a cadeira de vereadora com o apoio de 823 rondonopolitanos. Ela se destaca pela boa comunicação e coragem, que inclusive têm marcado seu atual mandato.

Já Neuma é uma figurinha “carimbada” da política mato-grossense. Embora nunca tenha se enveredado em nenhuma candidatura, a esposa do folclórico prefeito, Zé do Pátio (PSB) – que também já ocupou a cadeira de deputado estadual – sempre foi conhecida por ser a “companheira” perfeita do marido, principalmente para segurar seus conhecidos excessos. Mais recentemente, quando aflorou-se o debate entre Lula x Bolsonaro, a postura calma da primeira-dama deu lugar a uma ativa militante lulista.

As redes sociais de Neuma, até o ano passado, eram praticamente o espelho das páginas oficiais de apoio ao PT ou dos mais extremistas parlamentares do partido. Desde que sua filiação ao PSB e sua pré-candidatura foi lançada, provavelmente até por força de orientação profissional, a primeira-dama reduziu a silhueta e parou de atacar o atual presidente da República e seus apoiadores, provavelmente pelo grande eleitorado pró-Bolsonaro que existe na cidade. Embora também queira Lula eleito, Pátio não quer ver a mulher vaiada em eventos públicos pela legião de antipetistas que moram em Mato Grosso.

Marchiane é a mais novata do trio no páreo e na cena política, embora ela tenha, em relação da Neuma, o histórico e a experiência de já ter concorrido em uma eleição. Na última, quando o marido da provável “adversária” de outubro se reelegeu prefeito, em 2020, a empresária era vice na chapa do empresário, Luizão (REPUBLICANOS), que acabou em segundo na disputa. Muita gente que acompanhou o desenrolar da campanha considera que se Marchiane tivesse na cabeça de chapa a distância para Pátio poderia ter sido, no mínimo, menor.

Também dona de boa desenvoltura e oratória, feito Kalynka, Fritzen tem ainda uma marca pesada no tom de voz e na maneira de agir, ocupando bem os espaços onde chega, característica comum de líderes. Ela disputará no partido do governador, Mauro Mendes (UB), que embora terá Fábio Garcia (UB) no centro de suas atenções quando o assunto for Câmara Federal, também terá olhos atentos no crescimento da empresária, já que vê nela uma maneira de enfraquecer e tirar votos do atual deputado federal, José Medeiros (PL).

Mendes deixou claro, nesta semana, que gostaria de ver o bolsonarista com base em Rondonópolis, e que costuma lhe tirar do sério com diversas denúncias sobre obras com qualidade duvidosa de sua gestão, fora da política.

Para Galvan, a decisão parte do grupo que se apresenta como sendo realmente “bolsonarista”, já que Mendes nunca foi apoiador do presidente

O presidente da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) e pré-candidato ao Senado Federal, em 2022, Antônio Galvan (PTB), criou um certo “suspense” em uma entrevista dada, nesta semana, durante a segunda edição do Acricorte 2022, evento realizado pela Acrimat, no Cenarium Rural, em Cuiabá.

Ao ser questionado sobre as articulações do seu partido em relação a corrida pelo comando do Palácio Paiaguás, Galvan disse que o PTB tem o desejo de lançar candidato próprio à majoritária, elencou alguns prováveis nomes e fez “mistério” em relação a uma pessoa que pode vir a ser o candidato, ou candidata, que pode encarar o governador Mauro Mendes nas urnas em outubro deste ano.

Galvan não quis revelar o nome, mas afirmou que o governador “não ganha por W.O.”, como apontam as pesquisas e conversações de bastidores, que dão conta da força do chefe do Paiaguás nesta eleição e de que não há um adversário à altura até este presente momento.

“Nós temos vários nomes aí que já foram anunciados. Nós temos o próprio Fábio Frical, o [Victório] Galli também se propõe até a disputar a governadoria, mas a gente está estudando nomes e buscando. E tem mais um aí que nós não vamos revelar ainda, que eu acho que no momento certo vai aparecer sim, eu acredito piamente que Mauro Mendes não vai ter, não vai ganhar por W.O não. Acredito que serão mais de três ou quatro candidatos que vão disputar contra ele. Mas na hora certa vai surgir os nomes”, afirmou o pré-candidato ao Senado.

Para o presidente da Aprosoja Brasil, é imperioso que o PTB tenha sim um candidato ao Governo do Estado, mesmo ele dizendo que não tem nada contra Mauro Mendes e sua administração. Para Galvan, a decisão parte do grupo que se apresenta como sendo realmente “bolsonarista”, pois na visão dele, Mendes nunca foi apoiador do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e só se aproximou do chefe da nação porque quer apoio para sua virtual reeleição. Mesmo assim, se caso o partido decida seguir no palanque de Mauro, Galvan diz que “não vê dificuldades”.

“Isso será definido em grupo. Até o momento não anunciamos um nome, mas estamos trabalhando para ter uma candidatura ao Governo do Estado. Não tenho nada pessoal contra o Mauro Mendes ou a gestão dele, mas essa será uma decisão de grupo (…) Não podemos deixar o Mauro disputar sozinho. Eu não posso responder um assunto desses sozinho. Mas se o grupo decidir, não vejo dificuldade em apoiar Mauro Mendes. Mas se disser que não, é não”, completou.

Segundo o acusado, tudo ocorreu após o professor querer fazer sexo com ele. O docente foi encontrado nu e com...

A oficial conta que levou cabeçadas, foi enforcada, mordida, atingida por chutes e teve uma arma apontada contra sua cabeça...

Os policiais entraram na residência e encontraram o acusado do crime, que não apresentou resistência e explicou os fatos

Atleta conseguiu entrar na Polônia, onde aproveitou a carona de avião da Força Aérea Brasileira para voltar à Várzea Grande.

Entre os relatos estão problemas com transporte público, dificuldade para sacar dinheiro e escassez de alimentos.

Uma mensagem do banco Itaú acabou revelando que a pré-venda da nova linha do iPhone 13 no Brasil começa na...

Por fim, a produção total para a próxima colheita ficou projetada em 39,48 milhões de toneladas para o estado.

Escalada tributária é impulsionada, dentre outras coisas, pela gula administrativa do atual governador, Mauro Mendes (UB).

A marca foi atingida na madrugada desta terça-feira (3), à 1h37. A soma é maior do que o valor proporcional...

Depois de um 2020 e 2021 praticamente sem movimenta a economia por conta da pandemia da Covid-19, o setor de...

As agressões aconteceram, segundo o jovem, após ele invadir o palco e ser levado para os fundos do local pelos...

O jornalista e cineasta Arnaldo Jabor morreu na madrugada terça-feira (15) aos 81 anos de idade. As informações foram divulgadas em primeira...

Tigresa diz que Janaína não a quer na política porque ela é “preta e pobre”

Prefeito de cidade polo dispensa 10 médicos em MT em um só dia

Prefeito decide investir quase meio milhão pra contratar shows em MT

Wellington cogita ter prefeito mais lulista de MT apoiando Bolsonaro