Menina de 13 anos representa MS em evento da NBA - O Pantaneiro

2022-08-13 04:43:13 By : Ms. Helen Ho

O Girls Camp, evento organizado pela NBA Basketball School, idealizado por Arthur Borelli, ocorreu em São Paulo esse fim de semana. Foram 3 dias de treinamento que reuniu mais de 50 meninas, entre 11 e 17 anos, com um sonho em comum: se tornar lendas do basquete. 

O evento tem como objetivo reunir aspirantes e jogadoras profissionais e proporcionar uma troca de conhecimento entre as gerações, além de servir como exemplo vivo de que não importa a sua origem, atingir os seus sonhos é sempre possível, com participações de estrelas do basquete como Helen Luz e Alessandra Santos, Campeãs Mundiais de Basquete, e Ticha Penisheiro, Campeão e Hall of Fame da WNBA.

Foi atrás desses ensinamentos que Juliana Gomes Alviço, 13 anos, nascida e criada em Aquidauana, MS, saiu de sua cidade e partiu junto aos pais em uma viagem de dois dias de carro. O pai, que compartilha a apreciação ao esporte com sua filha, ficou feliz em apoiar o caminho que Juliana escolheu e assim que soube da oportunidade de participar deste evento não hesitou em estar do seu lado.

A história de Juliana com o basquete começou muitos anos antes de seu primeiro jogo, filha de Cláudio dos Reis Alviço, 44 anos, criador do programa Adote, que ajuda a formar atletas em Aquidauana, Juliana cresceu cercada de esporte e histórias de dedicação e superação, no entanto seu pai nunca imaginou que estaria ensinando sua filha os fundamentos de sua paixão.

"Eu nunca, nunca mesmo, falei pra ela jogar basquete. Ela jogou handebol, futsal e treinou vôlei com o Guto no Falcão, quando comprei a joelheira pra ela pensei: é, lá vem mais uma jogadora de vôlei pro Guto" declarou Cláudio, referindo-se a Gustavo, criador do programa Falcão, voltado a formação de jogadores de vôlei.

No entanto, cerca de dois anos atrás, Juliana começou a demonstrar o desejo de treinar com o pai, mas deixou claro que buscaria uma identidade própria, vestindo a camisa para representar sua escola, cidade e estado. "Ela me disse 'quero jogar pai mais quero que as pessoas me vejam como Juliana e não filha do Cláudio do Adote'", relata Cláudio.

A oportunidade de estar no G!rls Camp veio de um convite de um dos técnicos da NBA School, Rodrigo, que também é bicampeão da NBA Jr. do Brasil e que já foi destaque aqui em O Pantaneiro.

Juliana chegou a ser entrevistada pela Band ESPN e até o canal NBA, por sua dedicação ao esporte e por representar o Mato Grosso do Sul.

"Vivemos três dias entre os melhores técnicos e entre as melhores jogadoras de basquete do nosso país e a Juliana dividir a quadra com elas, poder ver a felicidade nos olhos dela foi realmente incrível" finalizou Cláudio.