Quem não adora um dia de verão?
A escola está encerrada, os dias são mais longos, as temperaturas mais agradáveis. O espaço exterior, que durante tantos meses esteve vazio, está agora cheio de atividade. Mas, ao mesmo tempo que a diversão impera, os riscos de acidente também se multiplicam. Estes são os cinco tipos de acidentes mais frequentes durante o verão. Conhecê-los é a melhor forma de os prevenir:
Como prevenir estas lesões? A conservação adequada dos equipamentos, feita durante todo o ano, e a utilização de acordo com as regras definidas para cada equipamento (nomeadamente para cada idade) são fundamentais. E, claro, a vigilância permanente por um adulto é obrigatória. Esta é, de todas, a medida preventiva mais eficaz.
Em qualquer destes tipos de acidente, as lesões ortopédicas são muito frequentes.
E é importante saber que, em caso de lesão, deve procurar um ortopedista experiente no âmbito da saúde da criança e do adolescente. Os problemas e traumatismos durante a fase de crescimento são diferentes dos do adulto, o que exige um tratamento diferenciado por uma equipa dedicada à Ortopedia Infantil e do Adolescente.
Vamos fazer com que os bons dias das férias de verão não acabem interrompidos por um pequeno acidente ou uma grande tragédia: a prevenção é a melhor opção!
Um artigo do médico Nuno Alegrete, Coordenador da Unidade de Ortopedia da Criança e do Adolescente do Hospital CUF Porto.
Notificações bloqueadas pelo browser